"Menstruação também tem horário de entrada — e deveria receber prémio de assiduidade. "
A necessidade cada vez mais presente das empresas terem resposta às necessidades básicas de todos, nomeadamente das mulheres. Cuidar das mulheres é cuidar do negócio (seja ele qual for).
No início de 2025, foi aprovada em Portugal uma nova lei que permite até três dias consecutivos de ausência por mês às mulheres que sofram de »endometriose ou adenomiose*, sem perda de direitos nem corte salarial. Esta medida, que representa um passo importante na valorização da saúde feminina, veio reforçar aquilo que muitas mulheres já sabiam há muito: que as dores menstruais são reais e por vezes incapacitantes — e que é tempo das instituições se adaptarem a essa realidade.
Num mundo empresarial que discute produtividade, igualdade, inovação e bem-estar, há ainda temas que continuam a ser discretamente empurrados para debaixo do tapete — ou, neste caso, para fora do WC. O período menstrual é um deles.
A menstruação é uma constante silenciosa na vida de milhões de mulheres que trabalham, estudam, ensinam, lideram ou servem em instituições públicas e privadas. Todos os meses. Sem falta! E no entanto, continuam a faltar soluções simples para esta necessidade tão básica: produtos menstruais disponíveis nos WC femininos.
Pequenos equipamentos, grandes mensagens.
“O que é um dispensador de tampões e pensos, afinal?” – Representa mais do que um equipamento de parede para wc feminino. É um gesto de respeito. É reconhecer que a menstruação é uma necessidade real e previsível. Que não deve ser tratada como tabu. Que o desconforto de uma mulher no seu local de trabalho não devia depender de se trouxe ou não um penso na mala.
“Mas isso não é responsabilidade da pessoa, trazer os seus produtos?”
Sim. Tal como também é responsabilidade trazer o almoço, e mesmo assim há empresas que disponibilizam refeições para todos. Um dispensador de produtos menstruais não substitui o que cada uma pode trazer — mas assegura dignidade, passa uma mensagem de consideração, preocupação e segurança para os imprevistos que todas as mulheres conhecem bem.
Pensos e tampões para todas, um ato de cuidado para com as mulheres.
Disponibilizar estes produtos de higiene femininos é reconhecer que, no local de trabalho, não somos apenas profissionais — somos seres humanos com necessidades físicas que não ficam à porta. E quando uma mulher precisa de um penso ou tampão no momento certo e ele está lá, disponível, sente-se cuidada. E isso reflete-se na forma como trabalha, como se sente e como vê a sua empresa. A mulher trabalhadora sente faz parte da equação do bem-estar, da retenção de talento e da construção de uma cultura realmente inclusiva.
Um espaço profissional preparado é um espaço que inclui.
Hoje, fala-se de diversidade, inclusão e responsabilidade social. Mas quantas empresas fazem, de facto, algo prático por isso? Instalar um dispensador de produtos menstruais é um passo pequeno, mas com um impacto gigante. Porque a mulher que se sente amparada no seu local de trabalho sente-se mais confortável, mais segura e mais respeitada.
Não estamos a falar de oferecer luxo. Estamos a falar de oferecer o mínimo. Um penso ou tampão à disposição num momento de necessidade é mais do que um produto — é uma mensagem: aqui, podes ser profissional e mulher, sem precisar de escolher entre uma coisa e outra.
Se a menstruação tem horário de entrada, merece ser recebida em condições. Porque dignidade e igualdade não deviam estar de folga nunca. Muito menos uma vez por mês.
2025-04-02



